Redes Sociais
contato@ipocentroderinite.com.br

Patch Test: saiba com é feito o exame para dermatite de contato

A dermatite de contato é uma doença alérgica que resulta em inflamação na pele e gera grande desconforto. Mas a partir do diagnóstico adequado, é possível indicar o tratamento mais eficiente para o controle das reações. Um método moderno e eficaz empregado no diagnóstico dessa doença é o Patch Test

Também conhecido como teste de contato, essa técnica possibilita encontrar as substâncias que, ao entrar em contato com a pele do indivíduo sensibilizado, causam o surgimento dessa alergia, podendo levar a sintomas como: 

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Pele seca;
  • Descamação;
  • Bolhas e formação de crostas.

 

Na investigação da dermatite de contato, o médico levará em consideração a aparência da inflamação e os agentes externos que você pode ter sido exposto. As causas da doença variam e os pacientes podem apresentar reações alérgicas a: cosméticos, medicamentos, plantas, látex, metais, fragrâncias etc.

Para confirmar o diagnóstico é que entra o teste de contato!

 

Como é feito o Patch Test?

Já tendo conhecimento sobre a história da sua doença e dos agentes que podem estar causando essas inflamações, seu médico poderá indicar o teste de contato para confirmar essas suspeitas.

A execução do Patch Test é realizada a partir da aplicação das substâncias nas costas do paciente. As substâncias são colocadas em fitas aplicadas no dorso. A partir do resultado das reações em sua pele, será possível identificar o que desencadeia sua irritabilidade.

Fonte: Getty Images

Após a aplicação das fitas, o paciente precisa permanecer com o adesivo nas costas pelo período de 48 horas. A leitura para verificar a reação é dividida em duas etapas:

Após 48 horas: o médico retira o adesivo e realiza a primeira leitura.

Após 72 a 96 horas: realiza-se a segunda leitura. Esse período é necessário em decorrência de outras substâncias que apresentam uma reação mais tardia.

 

Orientações ao paciente durante o Teste de Contato

O paciente que é submetido ao Patch Test precisa tomar alguns cuidados durante o período em que ficará com o adesivo nas costas:

  • Não molhar o local;
  • Evitar movimentos bruscos, para não descolar as fitas;
  • Pode haver coceiras na região, mas havendo sintomas mais graves, comunique seu médico.

 

Antes da aplicação do exame de alergia para a dermatite de contato, é necessário suspender o uso de alguns medicamentos, como corticoides orais e injetáveis.

 

Quais substâncias são testadas no Patch Test?

Existe uma variedade de substâncias que causam a dermatite de contato, as mais comuns e que também podem ser testadas no exame são: metais, plantas, medicamentos, cimento, tecidos, calçados, fragrâncias, etc.

 

A partir dos resultados obtidos no teste de contato, seu médico poderá identificar os agentes que causam a reação alérgica e indicar o tratamento mais adequado para a doença.

No CRA contamos com especialistas e equipamentos modernos para diagnosticar e tratar a sua dermatite. 

Agende sua consulta e saiba mais sobre esse exame.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
blog

últimos Artigos