Buscando sempre se atualizar para levar as principais novidades de diagnóstico e tratamento para seus pacientes, a Dra. Alessandra Bitencourt Schambeck, pediatra, alergista e imunologista do CRA, participou da 49ª edição do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que aconteceu de 18 a 20 de novembro, em São Paulo.
Este ano o tema escolhido para rodear as discussões do congresso foi “Marcos da Alergia e Imunologia”. O propósito foi relembrar os feitos do passado, as evoluções do presente e as perspectivas em inovações para o futuro da especialidade. Foram discutidos os principais avanços no diagnóstico, prevenção, vacinologia e tratamento das doenças alérgicas.
Após dois anos em formato on-line, o evento marcou o retorno do encontro presencial e contou com palestras de médicos renomados nacional e internacionalmente, que abordaram as principais atualizações em rinite alérgica, asma, dermatite e demais doenças alérgicas.
O congresso deste ano foi uma edição especial em comemoração aos 50 anos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), e é o maior evento nacional desta especialidade. Em uma parceria com Portugal, foi realizado concomitantemente o Congresso Luso Brasileiro, um dia em que renomados palestrantes portugueses trouxeram temas inovadores para ampliar os conhecimentos clínicos e práticos dos especialistas.

A Dra. Alessandra teve a oportunidade de ter contato com esses especialistas para entender um pouco mais sobre a metodologia e as formas que atuam na Europa, conhecendo novas práticas que ainda não são realizadas no Brasil, mas que estão a caminho.
“O Congresso foi de atualização na área de alergia e imunologia, então tive diversas palestras sobre doenças alérgicas como: alergia ocular e rinite, além de alergias respiratórias como asma e a abordagem do “bebezinho que chia o peito”, o lactente sibilante. Também houveram palestras de atualização sobre dermatite atópica e dermatite de contato, uma doença que é diagnosticada através de um teste que eu realizo aqui no Centro de Rinite, que é o Teste de Contato”, contou a médica do CRA.
Outro tema também abordado nas palestras envolveu a “imunodeficiência ou erros inatos da imunidade”, que são as doenças relacionadas à imunidade. Foram discutidas atualizações sobre as formas de abordagem, tratamentos e reforços de imunidade para o paciente.
O CRA parabeniza a Dra. Alessandra por essa busca incansável de conhecimento, para trazer novas práticas que irão fornecer uma melhor qualidade de vida aos seus pacientes!
Você está precisando de uma consulta?
Agende agora mesmo um atendimento com a Dra. Alessandra ou com outros especialistas do CRA.